Seguidores

sábado, 9 de outubro de 2021

Quando a música é tema de debate


Dois homens conversavam, sobre música,  na manhã da última quarta feira, no Bob's  da estação Uruguaiana do metrô. Falavam da realidade da cultura nacional, a música brasileira, teatro, televisão. Um com idade mediana o outro bem mais jovem com um violão preso as costas.

De repente o mais velho olhou se dirigiu a mim e disse, " o senhor sempre faz lanche aqui,  vejo o senhor sempre no Convento Santo Antônio, o senhor canta bem, é afinado, o senhor é frade, gosta de música"?  Eu disse que estou licenciado, mas retornando em janeiro e que gosto muito de música e que acompanho desde 13 anos todos os movimentos músicas

Foi então que o rapaz do violão disse, " eu estudo música e acho que temos uma boa safra: Anita, Pablo Vitar, Luan Santana, Lucas Luco, Gustavo Lima, ótimas bandas: Brvnks, Dani Black, Codinome Winchester,. Liniker 

Resolvemos nos apresentar e então o mais velho Cláudio, 59 anos, professor de história e o outro rapaz Ronaldo, 26,  trabalha na Leader mas estuda música na Ordem dos Músicos.

Eu e Claudio nos assustamos  com as preferências de Ronaldo, realmente nunca ouvi falar nessas bandas, mas ele insistiu, alegando que elas estão em todas as plataformas de internet.

Então contei a ele que tive a felicidade de ver ao vivo  a verdadeira música brasileira e participar também dos festivais da Record, Tupy e Globo. Ele disse que os festivais foram um movimento para derrubar o governo e o Brasil nunca teve bandas famosas, no que foi contestado por Cláudio.

Notamos que para um jovem que estuda música ele estava bem desinformado e então fizemos uma relação de algumas das maiores vendedoras de discos do mundo: Roupa Nova, Demônios da Garoa, MPB 4, Quarteto em Cy, Originais do Samba, Renato e seus Blue Caps, Skank, RPM, Mamonas Assassinas, Ultraje A Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawai, Novos Baianos, Secos & Molhados, Los Hermanos, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Os Mutantes, Kid Abelha, Zimbo Trio, Quinteto Violado, Tribalistas, Trio Esperança, Trio Ternura, Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Betânia, Roberto Carlos,  Elis Regina, Caetano Veloso, Agnaldo Timoteo, Agnaldo Rayol, Jair Rodrigues, toda a Jovem Guarda, e muitos outros.

A resposta dele foi curta e grossa, " os festivais eram movimento subversivo, desse monte todo aí eu só respeito Roberto Carlos e Agnaldo Timoteo que morreu a pouco tempo, Chico é explorador do dinheiro público e sustentado pela Mangueira" finalizou.

A verdade é que tivemos que encerrar o papo e notamos o empobrecimento da nossa música, a desinformação de um estudante de música, a falta de identidade que hoje toma conta do Brasil, mediocridade  dos cantores e compositores, a tragédia que se transformou a internet, transformando grandes personalidades em vilões e projetando MCs e sertanejos eletrônicos que com pouca cultura, são ídolos de uma juventude sem rumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário